Transporte coletivo de Chapecó recebe 25 novos ônibus.


A concessionária do transporte coletivo urbano de Chapecó fez a apresentação, nesta segunda-feira, 31 de maio, de 25 novos ônibus adquiridos para a prestação dos serviços. A formalização ocorreu em ato realizado em frente à prefeitura municipal, com a presença do prefeito João Rodrigues, deoutras autoridades e dos dirigentes da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel e João Carlos Scopel Filho.

O chefe do Executivo salientou o cumprimento de exigências contratuais e disse que Chapecó passa a ter uma das frotas de coletivos urbanos mais novas e modernas de Santa Catarina e do Brasil e quem ganha é a população de usuários, com “deslocamento mais seguro e humanizado”. Diretor de negócios da empresa, João Carlos Scopel Filho assinalou, além do volume de investimento, as características tecnológicas e de conforto dos coletivos, inclusive com menor geração de ruídos.

Os novos veículos possuem chassi Volkswagen e motor Man, com carroceria Comil, e o investimento é da ordem de R$ 10 milhões. Como é um processo de renovação da frota, a empresa retira de circulação os 25 ônibus mais antigos, incorporados a partir do ano de 2011, mantendo aqueles adquiridos após 2015. Com isso, a idade média da frota, que era de 4,1 anos passa para 3,18 anos, enquanto a exigência contratual é de 4,5 anos.



TECNOLOGIA E INOVAÇÕES


Entre as inovações dos novos carros, está a suspensão a ar, que possibilita maior conforto, menor custo e maior rapidez na manutenção. Outra é a catraca de bilhetagem eletrônica, que passou a ser posicionada na frente próximo ao motorista, isto é, na entrada e não mais no meio do carro, para facilitar o controle de acesso. Outras características tecnológicas compreendem a troca automática de marchas, que melhora a dirigibilidade para o motorista e amplia o conforto dos passageiros, e as portas operadas eletronicamente, com o sistema antiesmagamento, ou seja, somente abrem ou fecham com o carro totalmente parado.

O elevador para portadores de necessidades especiais é semiautomático, testado e considerado pela Auto Viação como


o de melhor funcionamento nas ruas de Chapecó. Cada veículo possui nos bancos carregador USB para celulares e o combustível utilizado é o diesel S-10, de melhor condição socioambiental.

Atualmente a Auto Viação Chapecó transporta, em média, 23 mil passageiros por dia. Antes da pandemia do coronavírus eram 49 mil. A concessionária atua em 24 linhas, mantendo a determinação sanitária de 50% de ocupação.


EXTRA COMUNICA

56 visualizações0 comentário