NORMALIZADO QUADRO DE MOTORISTAS DA AUTO VIAÇÃO


O quadro funcional de motoristas da Auto Viação Chapecó, depois de alguns meses com dificuldades em vista da falta de profissionais com interesse em atuar no transporte urbano, foi normalizado e está preenchido. Passou de 148 para 182 profissionais que atuam nas 24 linhas atendidas pela empresa na cidade e localidades próximas e nas quais a média de viagens por dia útil é de 914 e o transporte médio a cada mês chega a 1 milhão e 85 mil passageiros.

Entre as dificuldades antes registradas, estavam a opção pelo transporte de cargas e a duração do processo de seleção, que chegava à média 10 dias. Seguindo o mesmo rigor e diante da maior disponibilidade de consultas médicas, passou a ser realizado em quatro dias com avaliação psicológica, teste de volante, exame toxicológico e exames clínicos. Os candidatos à vaga de motorista, além do teste prático de volante, realizam testes psicológicos de atenção difusa, atenção discriminativa, atenção concentrada, legislação de trânsito e teste das cores.


Conforme a direção da Auto Viação Chapecó, além dos testes, realizados com o acompanhamento constante de uma psicóloga, os motoristas participam de treinamentos iniciais de integração, quanto ao uso do elevador nos ônibus e sobre a cobrança da passagem. Durante uma semana, eles têm treinamento de condução realizado por instrutor da empresa e depois passam a fazer escalas com acompanhamento para sanar dúvidas. Rotineiramente, todos os motoristas participam de curso específico em relação ao transporte coletivo de passageiros. Com direcionamento para fatores relativos à segurança, recebem treinamento sobre direção defensiva, legislação de trânsito, noções de condução segura e prática simulada. Outras orientações tratam, ainda, de relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, condução econômica, relacionamento interpessoal e ética no trabalho.













98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo