AUTO VIAÇÃO IMPLANTA NOVO SISTEMA DE BILHETAGEM

Novo sistema de bilhetagem está em fase de implantação pela Auto Viação Chapecó para substituir o primeiro instalado no transporte coletivo urbano há 21 anos. Conforme a concessionária, o objetivo da melhoria é de atender aos usuários de acordo com as necessidades atuais por meio de um sistema mais moderno, tanto para os passageiros quanto para os motoristas.


Em relação à bilhetagem anterior lançada em 2001, haverá maior a comodidade na compra de passagens, com meios diferenciados para aquisição e maior agilidade no embarque. A compra de passagens e a recarga do cartão passam a ser realizadas sem a necessidade de atendimento presencial, além de diminuir a circulação de dinheiro nos ônibus. Entre os diferenciais, está a possibilidade de o pagamento da passagem ser feito por meio de PIX e de cartão de crédito e débito, tanto previamente na compra pelas empresas ou pessoas físicas como diretamente no ônibus. Também há evolução no sistema de reconhecimento facial do passageiro, no aplicativo para bilhetagem e no sistema 4G para transmissão entre o validador instalado nos ônibus e a empresa.


Esse é o terceiro sistema que a Auto Viação adquire, diante de sua política de investir nas adequações tecnológicas que vão surgindo, e teve sua implantação iniciada no começo de abril passado. Foi desenvolvido pela empresa especializada Prodata Mobility, de São Paulo, enquanto o primeiro foi adquirido da Digicon, de Porto Alegre, e o segundo da Empresa 1, de Belo Horizonte. Entre equipamentos e serviços o investimento de recursos é da ordem de R$ 600 mil. Já foram implantados os validadores nos 88 ônibus e instalados na empresa os computadores que suportarão o novo sistema. Atualmente esses equipamentos passam por testes e a previsão é de que a operação efetiva da nova bilhetagem inicie no próximo dia 6 de agosto.


O QUE REPRESENTA AOS USUÁRIOS


Em termos de melhorias para os usuários, o diretor de Negócios da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel Filho, destaca as novas opções de pagamento por PIX e cartão, bem como a agilidade proporcionada pelo 4G. “Isso significa que os créditos comprados por site ou aplicativo, se pagos via PIX podem ser compensados na hora, enquanto se o pagamento for por boleto a demora é apenas do tempo de compensação bancária, e não mais de 48 horas como anteriormente”, afirma o diretor. Ele também salienta a facilidade com o uso do aplicativo para bilhetagem, que permitirá ao usuário comprar a passagem para o cartão ou gerar QRcode e passar com o celular no leitor dentro do ônibus.



835 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo