192136023_4125619210854219_4188928420480982831_n.jpg

AUTO VIAÇÃO CHAPECÓ

Nossa História

Fundada em 9 de outubro de 1967, a Auto Viação Chapecó, foi pioneira no transporte coletivo urbano em Chapecó. Em 1967, o municipio de Chapecó era habitado por pouco mais de 40 mil habitantes. Para atrair e motivar os passageiros a empresa iniciou sua prestação de serviços gratuitamente, operando com apenas duas Kombis e dois motoristas. Já o contrato de concessão para execução do serviço de transporte coletivo urbano, por 40 anos, após concorrência pública, renovável de 20 em 20 anos, foi assinado no dia três de novembro de 1970, quando a empresa já operava com sete linhas.

Os primeiros ônibus usados foram adquiridos em 1971 e eram apelidados, carinhosamente pelos usuários de "Catherina", em função do modelo da carroceria. Nesse mesmo ano foi adquirido o primeiro ônibus . Em setembro de 1972, depois de ter trabalhado em várias áreas da empresa, João Carlos Scopel entrou na empresa como cobrador, passando posteriormente pelas funções de lavador, borracheiro, mecânico e motorista. No início da década de 70 uma série de mudanças começaram a ser viabilizadas e a partir de julho de 1975 ocorreu a implantação dos programas de manutenção preventiva dos ônibus e controles gerais na Auto Viação Chapecó.

Dentro do processo de ampliação dos serviços, em 1978 a empresa começou a operar com mais duas linhas e em 1980 houve a alteração da razão social de Lotação Chapecó Ltda para Auto Viação Chapecó Ltda. No período de 1970 a 1984 diversas alterações societárias ocorreram na empresa. Esse processo foi consolidado em 1985, quando João Carlos Scopel e Humberto Ciro Scopel assumiram o controle da Auto Viação Chapecó Ltda, adquirindo as cotas dos outros familiares. Em 1989 outras inovações importantes foram adotadas para a modernização e crescimento da Auto Viação Chapecó, como a contratação de uma Assessoria de Imprensa para informar à opinião pública as atividades desenvolvidas, a criação de um programa para maior integração com os usuários, através da realização de reuniões com as comunidades dos bairros e a aquisição de quatro ônibus zero quilômetro, elevando a frota para 27 ônibus.

Em 1989 houve incremento no setor de treinamento para novos colaboradores, o início do programa de renovação da frota para reduzir a idade média dos ônibus, a empresa começou a ser informatizada chegando a 14 o total de linhas concedidas pela empresa. Nesse mesmo ano foi criada a Associação dos Funcionários da Auto Viação Chapecó e ocorreu a instalação da sede social para o lazer dos mesmos com seus familiares. Em 1990, a Auto Viação Chapecó concluiu o trabalho de padronização dos ônibus na cor amarelo-primavera e adquiriu mais quatro ônibus, passando a frota para 32 unidades. Em janeiro de 1992 a Auto Viação Chapecó passou a adotar fichas magnetizadas, com maior durabilidade e reutilização, ampliando seu processo de informatização com a implantação dos sistemas de controle de pneus e de recursos humanos associado com a folha de pagamento.

Em 1993 foi lançada a campanha "Zero Acidente" e no ano posterior ocorreu a edição do "Manual do Usuário", sendo instituido também o programa habitacional , implantada biblioteca e videoteca internas e iniciado o programa de ensino fundamental voltado para os colaboradores da empresa. Posteriormente a água é utilizada para a limpeza dos ônibus. Ainda dentro desses programas de aperfeiçoamento, a Auto Viação Chapecó implantou computadores de bordo nos ônibus , luxímetro para verificar a luminosidade em cada setor de trabalho, dosímetro para verificar ruídos dos motores. Em 1997, a direção da empresa decidiu buscar a certificação da ISO 9002.

Partiu da contratação de um consultor externo para auxiliar nesse trabalho e definiu uma política de qualidade que serviria de base de sustentação para o sistema da qualidade da Auto Viação Chapecó. Em dezembro de 1997, a Auto Viação Chapecó recebeu o certificado de ISO 9002, sendo a primeira no Estado e a terceira no Brasil, no segmento de transporte coletivo urbano, a conquistar a certificação. Neste mesmo ano foram comemorados os 30 anos de serviços prestados à comunidade chapecoense e adquiridos ônibus com ar condicionado. Em março de 2004 a Auto Viação Chapecó reiniciou o trabalho na área da qualidade visando adequação ás normas da NBR ISO 9001:2000, mas sem buscar a certificação.

Em 2004, através do projeto trainee para filhos dos sócios, iniciou as atividades na empresa João Carlos Scopel Filho, filho do sócio João Carlos Scopel. Em 2005, através do mesmo projeto, iniciou as atividades na empresa Luana Becker Ferronato, filha do sócio João Carlos Scopel. "No ano de 2006 a empresa participou da premiação da Revista Exame "As 150 melhores empresas para trabalhar" e também da premiação promovida pela NTU de "Profissional Modelo 2006″, recebendo certificados de participação dos mesmos. Também foram construídas caixas separadoras de água e óleo, que fazem a filtragem da água utilizada para a higienização dos ônibus.

A medição é feita em todos os ônibus quando os mesmos passam pela manutenção preventiva de 10.000 km. Contando com um histórico de 53 anos, a Auto Viação Chapecó possui um corpo técnico qualificado e um alto nível de tecnologias implementadas, estando em destaque entre as empresas de transporte coletivo.