Institucional



A Auto Viação é uma empresa de transporte coletivo de Chapecó, comprometida desde sua fundação com o bem-estar de seus usuários, dedicando especial atenção aos seus colaboradores e familiares e ao desenvolvimento da comunidade.

A excelência dos serviços é buscada incessantemente, através de programas de treinamento, certificações de qualidade, cursos e palestras, destacando-se o investimento permanente na renovação e atualização da frota disponibilizada à população.

A consciência da função social e comunitária da empresa é demonstrada no dia-a-dia, por meio de programas e ações participativas, na certeza de que assim contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária

Missão

Transportar pessoas com segurança e responsabilidade socioambiental.

Visão

Ser referencial no transporte coletivo urbano de passageiros, perante a comunidade e os colaboradores.

Valores

Comunicação; Inovação; Transparência.

GII - Frontal

GII - Frontal

Oficina da Auto Viação Chapecó

Oficina da Auto Viação Chapecó

Sede da empresa

Sede da empresa

GII-Frontal

GII-Frontal

Foto aérea da Sede da empresa

Foto aérea da Sede da empresa

Projetos Sociais



Confira os projetos sociais que a Auto Viação Chapecó vem desenvolvendo junto com a comunidade e colaboradores.

    • Projeto Motorista Econômico

      Desde março/2012 está em funcionamento o projeto motorista econômico, que visa recompensar os motoristas que atingem os resultados de economia de combustível.

      Trimestralmente, 50% da economia feita pelos motoristas é paga aos mesmos, em folha de pagamento.

      O objetivo do projeto é a economia de diesel, sendo que metade do valor economizado é repassado aos motoristas, como reconhecimento pelo seu esforço e dedicação.

      mot econo
    • Treinamentos

      Todos os treinamentos são monitorados pela área de Recursos Humanos da Auto Viação Chapecó. A iniciativa, em termos de resultados, qualifica as estratégicas, as técnicas e o sistema operacional dos treinamentos. Também coloca o conjunto de ações de desenvolvimento humano de acordo com a visão do negócio.
      São realizadas em média, 2 horas de treinamentos por mês, por colaborador, com a finalidade de desenvolver e capacitar os mesmos no atendimento do transporte coletivo urbano.

      VLUU L200  / Samsung L200
    • Reaproximar

      A Auto Viação Chapecó reúne mensalmente os colaboradores afastados em decorrência de períodos estabelecidos pela licença maternidade ou pelo auxílio doença. Nesses encontros, os colaboradores são inteirados sobre as atividades mais recentes da empresa e tem a possibilidade de relatar como está sua saúde física e mental. O grupo é coordenado pelo setor de Qualidade.

      2
    • Profissionalização

      A oportunidade para o colaborador crescer na empresa, para exercer outra função, é oferecida em caráter permanente. Mediante a existência da vaga, os candidatos se inscrevem no Departamento de Recrutamento e Seleção. Cumprido os requisitos, o candidato passa por um período de preparação para a nova função. A profissionalização ocorre, em sua maioria, com os cobradores de ônibus, que passam a ser motoristas.

      profissionalizacao
    • Premiação Motorista sem acidentes

      Os motoristas que não se envolvem em acidentes são homenageados anualmente e recebem troféus pelas boas práticas na direção. Em 25 de julho de 2017 foram premiados, baseados em dados dos anos anteriores, 54 motoristas. Entre eles, se destaca o motorista Oldair Perosso, por estar há OITO anos sem nenhum envolvimento em acidentes. E outra premiação que é feita – além dos troféus – a cada CINCO anos em que o motorista está sem envolvimento em acidentes, o mesmo recebe um climatizador instalado na sua casa. Neste ano o motorista ANTONIO PEREIRA teve o climatizador instalado na sua residência.

      DSC04294
    • Papai Noel na sua casa

      Alguns dias antes do Natal, os pais podem deixar presentes para os seus filhos na Auto Viação e os mesmos são entregues pelo Papai Noel nas casas. Esse  é um trabalho voluntário de colaboradores da empresa e a mesma coloca o ônibus a disposição para fazer o transporte do Papai Noel e sua equipe.

      natal 17
    • Jovem Aprendiz

       

      O programa Jovem Aprendiz na Auto Viação Chapecó, possibilita que jovens de 14 a 21 anos, tenham sua primeira experiência profissional. Além da oportunidade do primeiro emprego os jovens participam do Curso de Formação Básica em Serviços Administrativos na área de Transportes, ministrado no Sest Senat

       

      2
    • Grupos Adm. Participativa

      Os Grupos de Administração Participativa funcionam na empresa desde 1992. Cada grupo possui um tema específico para tratar e, quando tem uma idéia ou sugestão, escrevem um projeto e o mesmo é avaliado pelo Comitê Gestor. Atualmente existem 23 grupos em funcionamento.

      Grupo Teatro 21-07-14 (2)
    • Comunicação

      A comunicação é um desafio constante! Na Auto Viação são utilizadas ferramentas como mural, informativos internos, caixas de sugestões, reuniões dos grupos de administração participativa e envio de torpedos (pelo celular são transmitidas mensagens para os colaboradores, avisos de reuniões, lembretes sobre itinerários, entre outros).
      Para os clientes do transporte coletivo, desde abril de 2015, está em funcionamento o Moovit para consulta de horários via celular.

      COMUNICACAO
    • Bolsa de estudos para universitários

      A empresa mantém um programa de bolsa de estudo para universitários, com aprovação de cursos para áreas afins e de necessidade da empresa.
      Através do projeto, dezesseis colaboradores foram beneficiados (um na área de Direito, sete em Administração de Empresas, um em Ciências Contábeis, três na área de Tecnologia da Informação, um em Engenharia Mecânica e três em Pós-Graduações em Comportamento Organizacional, Engenharia de Produção e Direito Tributário).

      Na foto, Joseani Fão Innocente, estudante do último ano do curso de Engenheira Mecânica. A Joseani é responsável pelos controles de manutenção.

      2
    • Biblioteca

      Desde 2007, para incentivar o hábito da leitura, os colaboradores e familiares contam com uma biblioteca instalada na empresa. O espaço foi ampliado em 2008 e conta com mais de 800 títulos, entre livros e revistas.

      VLUU L200  / Samsung L200
    • Arrecadação de Brinquedos

      Para criança brinquedo significa diversão passatempo, companhia e ainda ótimo estímulo à criatividade e inteligência!
      Muitos brinquedos ficam parados, jogados em algum lugar e muitas crianças muitas vezes esperam muito pela oportunidade de brincar.
      Por isso a Auto Viação Chapecó realiza a campanha de arrecadação de brinquedos, com o objetivo de  proporcionar as crianças uma oportunidade de ganhar um presente.
      Todos os brinquedos arrecadados são entregues para uma instituição no Dia das Crianças.

      VLUU L200  / Samsung L200
    • Portas abertas

      A Auto Viação Chapecó tem sido referência no serviço de transporte coletivo urbano. O projeto Portas Abertas permite que integrantes de empresas, colégios e universidades conheçam a sistemática de funcionamento do transporte coletivo de Chapecó. Através desse projeto, a empresa recebe visitas de alunos de colégios, empresários, profissionais e universitários.

      projetoPortas Abertas
    • Nossos talentos

      Valorizar iniciativas culturais é uma prática na Auto Viação Chapecó. Um exemplo é o Grupo de Teatro Nossos Talentos, formado por colaboradores da empresa e que faz apresentações nos ônibus, no projeto chamado “Teatro no ônibus”. Também participa em eventos da empresa, como festa junina, Sipat, confraternização de natal e em campanhas de conscientização.

      SAM_6050
    • Conselho de Usuários

      Através de reuniões com líderes comunitários, a Auto Viação aprimora a relação com as comunidades dos bairros onde atua. O Conselho de Usuários representa um espaço para os líderes comunitários apresentarem sugestões visando melhorias no transporte coletivo.

      treinamentos
    • Campanha do agasalho

      Como empresa cidadã, a Auto Viação Chapecó tem participado de campanhas de cunho social. Com apoio de colaboradores e clientes, que fazem as doações no ponto de atendimento e venda de passes (G II), próximo ao terminal urbano, a empresa arrecada e distribui, em média, 1.000 peças por ano.

      campanhadoagasalho
    • Oficina saudável

      O projeto “Oficina Saudável” tem por objetivo dar dicas sobre uma alimentação saudável, onde a nutricionista da empresa ensina – de forma prática – os colaboradores e familiares a prepararem pratos saudáveis e equilibrados.  Os encontros são mensais e para participar o colaborador faz a inscrição antecipadamente.

       

      oficina
    • Projeto Apoio

      Reunir as esposas dos colaboradores casados, as mães ou namoradas dos solteiros e as mulheres que trabalham na empresa para desenvolver atividades definidas pelo grupo. Esse é o objetivo do Projeto Apoio, que existe desde 2004.

      Mulher
    • Habitação

      O Projeto Habitação mantém a divulgação permanente das novidades sobre o assunto. Também auxilia na preparação e encaminhamento da documentação para os bancos que fazem financiamentos.

      habitacao
    • Campanha de Arrecadação de Pilhas e Baterias

      Buscando cumprir com sua responsabilidade socioambiental a Auto Viação Chapecó promove a Campanha de Arrecadação de pilhas e baterias usadas para o descarte correto.
      Esses materiais oferecem grande perigo quando descartadas de forma incorreta. Em sua composição possuem metais pesados que são extremamente perigosos para a saúde das pessoas.  O câncer e algumas mutações genéticas são males provocados pela contaminação através dos metais pesados contidos nas pilhas e baterias, além disso, pode envolver a contaminação do solo, lençóis freáticos e agricultura.
      A Campanha na Auto Viação Chapecó, conta com a participação dos colaboradores e clientes, que descartam estes materiais nos pontos de coleta.

      VLUU L200  / Samsung L200
    • Arrecadação Remedios

      Auto Viação Chapecó Realiza Campanha de Descarte de Medicamento Vencido.

      É comprovado que o impacto que os resíduos de medicamentos causam ao meio ambiente é um grave problema.

      Ao descartar os medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você estará contribuindo, mesmo sem saber, com um grave problema de saúde pública. Na rede de esgoto mesmo que haja tratamento, não existe ainda um que trate dos resíduos de medicamentos.

      A Auto Viação Chapecó preocupada com este problema, realiza Semestralmente a Campanha de Descarte de Remédios vencidos.

      A campanha funciona da seguinte maneira: Cada colaborador verifica em sua residência a data de vencimento de seus medicamentos. Separa os vencidos e aqueles que sabe que não serão mais usados. Leva-os com suas respectivas caixas até a Auto Viação Chapecó, que fará o descarte correto dos medicamentos vencidos e não utilizados.

      DSC03649
    • Campanha do Lixo Eletrônico

      A Auto Viação Chapecó, buscando cumprir com sua responsabilidade socioambiental, promove trimestralmente a Campanha do Lixo Eletrônico, através da qual os colaboradores trazem de suas residências os artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros.
      São considerados lixos eletrônicos também artigos elétricos, como geladeiras, microondas televisores, liquificadores,  entre outros e que se não tiverem o destino adequado poderão poluir o planeta. A empresa também faz o descarte dos equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados. Todo o material arrecadado é encaminhado a empresa especializa em reciclagem de lixo eletrônico.

      LixoEletronico

Premiações


Prêmio Catarinense de Excelência em 2016

Prêmio Catarinense de Excelência em 2016

premio

Prêmio Catarinense de Excelência

dm

Destaque de Marketing

honra

Honra ao Mérito do Transporte Urbano Brasileiro

Trofeu antp1

Vencedora Premio ANTP de Qualidade em 2007

antp

Finalista do Prêmio ANTP de Qualidade em 2009.

Histórico


Historico

A Auto Viação Chapecó é uma empresa de transporte coletivo urbano que desenvolve atividades numa das mais importantes cidades do Estado de Santa Catarina. Fundada em 9 de outubro de 1967, a empresa foi a pioneira no transporte coletivo na cidade e imprime consistente trajetória de crescimento para atender as necessidades da comunidade, dentro da filosofia de prestar sempre os melhores serviços.

Após iniciar suas atividades com a utilização de uma Kombi, a empresa foi evoluindo e hoje está entre as que possuem frota e atendimento mais modernos do país.

Empresa familiar, a Auto Viação Chapecó foi fundada pelo empresário Maxemino Scopel e hoje sua direção é exercida pelo filho João Carlos Scopel e pelos netos Luana Becker Ferronato e João Carlos Scopel Filho.

Mordenização – Para atender as necessidades do sistema de transporte coletivo urbano de Chapecó, cidade que conta com 209.553 mil habitantes, foram implementadas medidas que modernizaram o trabalho da empresa. Entre elas estão a padronização dos ônibus, implantação dos manuais do motorista, do cobrador e do usuário, realização de campanhas preventivas a acidentes no trânsito, instalação da biblioteca e videoteca internas e programa para os níveis de ensinos fundamental e médio, beneficiando funcionários e familiares.

Em todos os ônibus há computador de bordo, um instrumento que permite o controle da frota e facilita o conforto nos ônibus. Por meio de transmissão GPRS, constantemente os dados de cada ônibus chegam a uma central, o que facilita o gerenciamento da frota e a exatidão na análise dos resultados, para evitar hábitos não desejados. Através da média geral entre aceleração, freadas e demais comandos de movimento, é possível identificar e corrigir problemas na condução dos ônibus.

Em 2016 foi feita troca do software da bilhetagem eletrônica, juntamente com os validadores nos ônibus e também foi instalada com os mesmos as camaras do sistema Vision, que faz o controle das gratuidades, verificando as fotos dos cadastros com as fotos de quem realmente utiliza o transporte coletivo, buscando maior segurança e confiabilidade do sistema.

Segurança – A empresa adota um rígido programa de manutenção preventiva e cuidados especiais são tomados quanto à segurança no trânsito, desde a utilização de frota moderna até o treinamento adequado dos motoristas. Já o sistema de bilhetagem eletrônica agiliza o transporte, reduz o custo e proporciona conforto e segurança aos usuários, ao permitir a integração em qualquer ponto da cidade, o que significa o deslocamento em dois trajetos com a mesma passagem.

Outra medida adotada é a circulação de ônibus adaptados para o acesso de portadores de necessidades especiais, sendo a empresa uma das primeiras do Brasil a implantar o sistema. Com atividades também no horário noturno, entre às 23h e 5h30, a empresa inseriu Chapecó entre as poucas cidades do Brasil onde o transporte coletivo opera 24 horas por dia.

Iniciativas para a preservação ambiental são desenvolvidas pela Auto Viação. Envolvem um programa de coleta de materiais recicláveis, o controle sobre ruídos e fumaça nos ônibus e a adequada destinação da água utilizada na limpeza dos ônibus.

Integração – A integração com os usuários é outra prática adotada e como forma de interação com seu público de interesse a Auto Viação Chapecó mantém a página na internet – www.autoviacao.com. Para informar e orientar os usuários, há o telefone 3361 1000. Visando divulgar as atividades sociais desenvolvidas interna e externamente, a empresa publica anualmente seu Balanço Social, que relata as ações de responsabilidade social desenvolvidas.

Além disso, Auto Viação Chapecó é a primeira empresa de Santa Catarina a ter aplicativo de horários em sua página do Facebook. Também é pioneira com seu novo sistema de busca e horários, onde se pode ver a rota da linha selecionada e todas as paradas. Com integração ao Google Maps e a funcionalidade Street View, é possível a visualização do local desejado em 3D.

Qualidade: A Auto Viação foi certificada em 2014 pela Norma NBR ISO 9001:2008, com validade de 2014 até 2017. Não foi realizada a recertificação, porém a empresa mantém as práticas da ISO como registro de não conformidades e adoção de rotinas descritas em procedimentos e instruções de trabalho.

BALANÇO SOCIAL


Balanço Social 2014

Balanco Social 2014

Balanço 2013

Balanço Social 2013

Balanço 2012

img.fw

Balanço 2011

BalancoSocial

Balanço 2010

Balanço Social 2010